HISTÓRICO DO MINAS F. CLUBE

FUNDAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO MINAS
Um movimento dos desportistas José de Assis Viegas, Humberto Renari e Verbini Parizzi, visando a formação de um clube de futebol, cresceu, agigantou-se e, a 15 de agosto de 1916, era oficialmente fundado o Minas Futebol Clube.O primeiro ESTATUTO do Minas que não se achava registrado em um livro próprio, os historiadores Dr. Paulo Christofaro e Ten. Gentil Palhares encontraram junto, a outro grande Mineiro, José Galo, uma cópia do mesmo, bastante corroída pela ação do tempo.
O Minas Futebol Clube pelo fato de sua fundação ter ocorrido no dia 15 de agosto, dia consagrado à Nossa Senhora da Glória, foi colocado sob sua proteção, as cores azul e branco tirados de sua imagem, de seu manto. Nossa bandeira azul e branco com um círculo ao centro, com letras MFC e 22 estrelas, segundo nosso primeiro Estatuto significa os 22 atletas do Minas.
As reuniões para a organização do Clube e sua posterior fundação foram realizadas na residência do sr. José de Assis Viegas, no largo do Rosário.

A primeira Diretoria foi a seguinte:

PRESIDENTE: Cristiano Pereira da Silva; VICE-PRESIDENTE: João Jeunon Junior; TESOUREIRO: Horácio Carvalho; 1º SECRETÁRIO: João Batista de Assis Viegas Filho; 2º SECRETÁRIO: Silvio Porto; DIRETOR DE ESPORTE: José de Assis Viegas.

O Estatuto do Clube foi aprovado em Assembléia Geral Extraordinária aos 3 de agosto de 1922, podendo-se observar o cuidado em sua montagem.

SUAS DENOMINAÇÕES

GLORIOSO
É atribuída ao Mineiro José Severiano, já falecido, a denominação dada ao MINAS F. CLUBE, nos levando a crer que, como as festas de Nossa Senhora da Boa Morte e Nossa Senhora da Glória, eram muito importantes e concorridas e o Minas criado no seu dia, NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, daí, O GLORIOSO.

LEÃO DA BIQUINHA
À frente do campo do Minas existia uma Bica d'água onde as pessoas iam apanhar água e, à frente dos vestiários artigos, um 3x4, que se situava onde hoje está a nossa piscina para adultos, também corria um filete d'água vindo de uma bica, que ainda existe, localizada ao lado da piscina infantil e assim BIQUINHA.
LEÃO, em determinada época, um circo que se achava na cidade, inclusive em dificuldades financeiras, o MINAS permitiu-lhe sua instalação no Campo. O circo tinha como principal atração, um LEÃO, e assim chegamos ao LEÃO DA BIQUINHA.